Queijos

Queijos

Existem inúmeras histórias para explicar a origem do queijo. Uma das lendas diz que o primeiro queijo foi feito acidentalmente por um mercador árabe que, ao sair para cavalgar por uma região montanhosa, levou uma bolsa cheia de leite de cabra para matar a sede. Após um dia inteiro sob o sol escaldante, ao pegar o cantil, deparou-se com uma grande surpresa. O leite havia se separado em duas partes: um líquido fino e esbranquiçado – o soro – e uma porção sólida – o queijo.

Mas isso foi há 6 mil anos… De lá para cá, esse alimento conquistou o mundo, ganhou novos sabores e se desdobrou em centenas de tipos, com diferentes formatos e texturas.

A diferença entre cada queijo está no tipo de leite, no corte da massa e na salga. Além disso, fatores como textura, tempo de maturação, teor de gordura e sabores especiais se combinam de inúmeras formas na produção dessa iguaria. Dos mais simples aos mais elaborados, alguns queijos possuem Denominações de Origem Protegida ou D.O.P., criada pela União Europeia, que certificam a origem e a produção de acordo com particularidades regionais e tradicionais.

A Itália é uma produtora de queijos mundialmente famosos de altíssima qualidade. Um dos queijos típicos é o provolone, de sabor levemente picante e aroma acentuado. É um queijo semiduro, de média maturação.